O nosso fusca
- escritoraednamendo
- 30 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
30\11\2022 #crônicas #EscritoraEdnaMendonça

Nossas viagens de fusca
Nós íamos para o sítio dos meus avós de fusca. O meu pai tinha um que era uma beleza, ninguém conseguia se lembrar da cor, acho que ele era branco. Nós íamos em quatro no banco de trás, meu irmão, minha irmã, minha tia quase da nossa idade e eu. Todo mundo reclamando que atrás alguém estava se esparramando e apertando os outros.
A viagem parecia longa e interminável em seus duzentos e poucos quilômetros, uma verdadeira aventura imprevisível. Minha mãe fazia lanche para nós comermos no caminho. Meu irmão, nem bem rodava uns vinte quilômetros, já queria lanchar. Podia ser pão com carne moída, pão com mortadela ou bolachas. Meu irmão gosta muito de laranja e começava a descascar laranja com uma faquinha dentro do fusca.
Sempre na volta, minha irmã queria trazer um pintinho do sítio para criar como bicho de estimação. Ela deixava os pintinhos crescerem num cercadinho no quintal. Um deles virou um galo enorme cantando no quintal. O nome do galo era Corococó. Um dia fomos para a escola... nem conto o triste fim do Corococó.
Íamos em seis no fusca nas viagens, nem sonhávamos que um dia haveria cinto de segurança ou airbag. Naquela época se podia andar com quantos passageiros coubessem no fusca, uns no colo dos outros. Quase não se ouvia notícias de acidentes e mortes.
Não tinham ainda inventado cadeira para bebês. Os bebês iam no banco da frente na segurança do colo das mães.
O nosso fusca se atolasse no areião ou no barro, todos saiam para empurrar. Menos o meu pai no volante, ou o motorista saia também e empurrava com uma mão no volante. Quanto o carro saia do atoleiro ou se tivesse afogado e pegasse no tranco, todos tinham que entrar em movimento no veículo...kkkk...
O fusca era carro chique da época! Nosso primeiro carro foi um jipe verde-militar.
Meu primeiro carro foi um fusquinha verde clarinho, tão bonito, comprado com meus primeiros salários de professora. Minha geração teve como primeiro carro um fusca! Depois conto a história do meu fusca! Foto eu e o fusca do meu tio Elias!
Edna Mendonça #HistóriasdoPassado
Comentarios