Manhã nublada na praia
- escritoraednamendo
- 3 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
02/02/2023 #Crônica #HistóriasDaPraia



O dia na praia começou com chuvinha, quando deu uma paradinha resolvi ir caminhar. Ia de shorts e camiseta, mas o sol deu as caras, troquei pelo biquíni e munida de protetor sol, óculos escuro, água e uma cadeira, marchei rumo ao mar.
Era bem cedinho, fui a primeira a colocar minha cadeira na praia. Comecei a caminhar e observar o mar e as pessoas. Como hoje faz um mês que estou na praia, já conheço algumas pessoas de vista e já começamos a trocar o Bom Dia animado de quem está feliz na praia.
Vi num canto da pedra um toco de árvore comido pelo cupim e pelo tempo. Por onde será que andou?
Sigo caminho, com o mar a me molhar os pés e alimentando a alma com tanta beleza que vejo. Como o dia nublou novamente e todos estão preguiçosos pela manhã.
Os salva-vidas colocam as bandeiras e depois correm pela praia.
Uma mãe sentada em sua cadeira dentro da água olha o filho a brincar.
Um baldinho e pazinhas estão esquecidos perto de um buraco cavoucado na areia, seu dono deve estar na água.
Um casal de idosos caminha de mãos dadas e um casal de namorados caminham também de mãos dadas, logo atrás.
Eu sigo caminhando e vejo um professor de surf com seus pequenos alunos, os inicia no esporte.
Um fotógrafo profissional está trabalhando com sua câmera esperando o melhor momento para disparar e captar o melhor lance dos surfistas na água. Peço para ele se tira uma foto minha, ele muito gentil, usa meu celular e me fotografa.
Assim sigo, o homem que aluga cadeiras e guarda-sóis está esperando os fregueses. Vejo na areia as marcas do quadriciclo, seu que é o rapaz que vem coletar a água para ser examinada e ver se está própria ou não para o banho. Nossa prainha sempre está própria para o banho! Bandeira azul!
O sol começa a chegar e as famílias grandes ou pequenas já montam seu acampamento.
A praia tem sotaque de gente de longe e o espanhol é falado pelos argentinos e paraguaios que vêm todos os anos curtir nossas praias brasileiras.
Assim sigo minha caminhada. Melhor vida não tem!
Edna Mendonça #EscritoraEdnaMendonça
Comments