A modernidade
- escritoraednamendo
- 21 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
21/12/2022 #crônicas #modernidade #VivendoSemTecnologia

Minha vida antes da internet, do computador, do WhatsApp
Amanhã eu farei sessenta anos num misto de alegria e susto! Viver tudo isto é uma benção de Deus, ainda mais com saúde e alegria de viver.
E sou de um tempo onde não havia internet, nem sonhávamos com este tipo de coisa. As pesquisas eram feitas copiando de livros, muitas vezes antigos e desatualizados.
Computador? Só a Nasa tinha um enorme! Tudo era feito no dedo, na máquina de escrever e no mimeografo. Nossa, como tudo era antigo!
O carro mais veloz era o fusca, ninguém usava cinto e andávamos nos carros quantos pudessem caber.
Hoje dirijo meu carro automático, tive que reaprender a dirigir.
Tudo era tão diferente, lembro-me da primeira televisão preto e branco que entrou em nossa casa, a primeira geladeira.
Meus primeiros anos de professora, eu levava a radiola de casa para tocar os discos de vinil, que arranhavam e ficavam repetindo a palavra. A agulha enchia de pelinhos.
Veio uma onda forte de tecnologia, vi o primeiro computador entrar em casa, eu tive que me reinventar, estudar tudo de novo, aprender correndo atrás das novas tecnologias. Veio o disquete, nem bem aprendemos, veio o pen drive e o CD. Caíram no esquecimento devido à internet.
Se minha cabeça não surtou aí, com certeza não vai surtar nunca!
Apareceu o celular, imagina! Tínhamos o telefone de discar com fio em casa, de repente a gente leva o telefone para qualquer lugar.
O computador ficou para trás do celular. O celular fazia ligação, tirava fotos, mandavam mensagem, o aplicativo do banco está lá, nada mais de fazer fila no banco. Uma maravilha!
O WhatsApp veio com tudo, precisei me acostumar. O celular virou nosso coração, não pode perder e nem esquecer.
Veio o pix, ai que medo de mandar o dinheiro para a pessoa errada. Acostumei com ele, aliás, acostumei-me com tudo de moderno.
Estou aberta para aprender o que mais vier, as crianças parecem nascer sabendo de tudo isto!
Edna Mendonça #EscritoraEdnaMendonça
Comentários